O bico, esta pequena peça que tem o formato de um T, tem importante papel na pintura airless, pois é a última passagem da tinta antes da pulverização airless, é onde ocorre a atomização.
As principais funções do bico para pintura airless são determinar a quantidade de tinta que será aplicada e a largura do leque.
Os bicos airless são classificados e escolhidos pela categoria, seja industrial, construção civil ou sinalização viária e se diferenciam pelo formato do leque, veja:
Para apoiar a escolha do bico airles adequado, a principal ferramenta é a tabela de bicos. Além da tabela de bicos, a escolha deve ser baseada no porte do equipamento de pulverização, no material a ser aplicado e nas dimensões do local a ser pintado.
A tabela de bicos airless foi elaborada usando como referência a água, elemento que mantem a mesma densidade a 24 graus em qualquer lugar da terra, pulverizada a 2.000 psi (melhor pressão para este elemento) e distância de 30 cm (12”).
Como escolher um bico airless com a tabela?
Tomemos como exemplo uma parede extensa onde queremos aplicar massa corrida, ou seja, alta deposição de produto, num equipamento com 6,0 litros por minuto (lpm) de vazão possível.
Neste caso, verifico na tabela de bicos a largura do leque, que é retratada no primeiro dígito da numeração do bico. Um leque 25cm, neste caso, poderia nos dar produtividade, então verifico que o primeiro número do meu bico será 5.
Como preciso de uma camada espessa devido à condição da parede, sei que tenho um pintor experiente no airless e bastante produto em lata, seleciono uma vazão de 3,9 litros por minuto (lpm) com tranquilidade, pois não excede a vazão da minha máquina. Neste caso, a vazão é indicada pelos dois últimos dígitos do bico airless escolhido, 31.
Portanto, posso trabalhar, neste caso, com um bico 531.
5 – PRIMEIRO DÍGITO – Largura do Leque (25 cm)
31 – DOIS ÚLTIMOS DÍGITOS – Vazão (3,69 lpm)
Este é apenas um exemplo de uma escolha que irá variar de acordo com as particularidades de cada aplicação. O imprescindível é ter sempre uma tabela de bicos airless nas obras e profissionais capacitados para utilizá-la.
Há algumas referências comuns de bicos por produto, como na tabela abaixo. Porém é sempre indicado fazer a avaliação de seus recursos e objetivos como no exemplo acima.
Muitos fabricantes de tinta especificam no boletim técnico a pressão e o orifício do bico de pulverização adequados ao produto, como abaixo. Assim, basta checar na tabela de bicos a numeração adequada.
Este é um tema sempre muito reforçado em todos os treinamentos e cursos airless realizados pela WS.
“Garantir que os profissionais sejam capacitados a desfrutar o melhor das nossas tecnologias é nossa missão!”.