O poliuretano elastomérico é uma membrana flexível que se molda a superfície aplicada. Sendo extremamente resistente, a mesma é utilizada para encapsular materiais que necessitam ser protegidos, formando uma barreira física contra corrosão e intempéries. Além disso, a mesma é impermeável e inofensiva ao meio ambiente.
Muito utilizado em plantas de processos industriais, o revestimento protetivo é sobreposto sobre concreto, aço, reservatórios e ambientes agressivos, sendo aplicado via spray. Diversas empresas de engenharia já prestam o serviço de aplicação, entretanto a dificuldade enfrentada é como injetar tal produto.
Usada como impermeabilizante, a injeção de poliuretano híbrido restaura juntas e veda fissuras, podendo ser feita com o auxílio do equipamento desenvolvido pela WS Equipamentos, DUO 2K 2:1.
O processo se dá através de uma bomba bicomponente proporcionada 2:1, onde a mistura ocorre após o manifold, evitando assim o desperdício de material ou proporção errônea. Outro diferencial é o porte do equipamento. De funcionamento elétrico e montado em carrinho de fácil locomoção, o DUO 2K 2:1 é a solução ideal para obras até 100m². Com uma simples troca de bico é possível realizar a injeção ou spray do produto.
Após a utilização, a bomba agregada ao equipamento faz a limpeza e promove a remoção do poliuretano em excesso, evitando assim a perca de consumíveis e aumentando a vida útil da máquina.
As primeiras unidades já estão trabalhando com sucesso e, este que foi um dos lançamentos do ano, esteve em exposição nos eventos MecShow, Tecshow (Smartcoat Macaé) e foi uma das pautas abordadas no 1º SIPRA (Seminário Internacional de Pintura e Revestimentos Anticorrosivos), que ocorreu no dia 23 de outubro.