Cuidados na manutenção de equipamentos de pintura.
O portfólio de locação da WS abrange uma diversidade de equipamentos e é utilizada por diferentes clientes e aplicações. Para a vida útil do equipamento se manter, tomamos diferentes cuidados e fazemos a revisão completa do equipamento a cada devolução. Alguns detalhes fazem toda a diferença e é por isso que compartilhamos abaixo algumas dicas para que você consiga manter o seu equipamento de pintura nas melhores condições!
Primeiramente, é importante que o profissional que cuide deste equipamento tenha prévio conhecimento (por meio de treinamento e prática) sobre como este equipamento trabalha e tenha as devidas noções de partes e peças. Com isso:
DESMONTAGEM
A parte mais importante desse processo é ter em mãos as ferramentas adequadas para conseguir realizar o serviço. Garanta que todo equipamento está desligado da tomada e totalmente despressurizado, antes de qualquer coisa.
Na desmontagem, cuidado para não perder peças! Uma dica é separar as peças e anéis por blocos. Exemplo: kit de reparo, esfera e haste – estes itens devem caminhar juntos.
LIMPEZA
– Sempre após o uso, a limpeza se faz necessária!
– Atente-se para o produto usado e limpe com solvente (veja no rótulo da tinta/massa) ou água de acordo com a base deste último produto!
– Limpeza externa é bom, mas o interno do equipamento é imprescindível! Aqui nossa limpeza começa sempre na bomba, que a parte vital do equipamento!
– Remover resíduos e sujeiras que possam se acumular nas partes da bomba é de suma importância para que o equipamento trabalhe corretamente. Uma casca de tinta pode vir a colar uma esfera que consequentemente fará com que o equipamento pare de puxar tinta.
MONTAGEM
A parte que exige mais cuidado do processo é a montagem. Um anel que entrar “forçado”, uma gaxeta colocada invertida, pode vir a condenar todo o kit de reparo. Por isso, é importante seguir manuais, vídeos aulas, como as que temos disponíveis (link).
Já deixe separado graxa e vaselina para este processo!
TESTES
Se acabou de passar pelos processos acima, sempre teste um equipamento antes de guardá-lo ou colocá-lo novamente em uso!
E, assim como um carro, uma bomba de pintura parada pode ser problema! Quando não estiver em obra, procure ligar seu equipamento com frequência. Essa é uma vantagem dos nossos equipamentos de locação.
Nos testes a observação se faz necessária. Conexões e mangueiras podem necessitar de aperto em caso de vazamento. Outro ponto é garantir que o equipamento esteja chegando o mais próximo possível da pressão máxima de trabalho.
O primeiro teste fazemos sempre com água e caso o equipamento esteja em perfeito estado, passamos solvente e, por fim, circulamos óleo na bomba para garantir que os reparos e peças estejam sempre lubrificados.
Essas são dicas simples que fazem a diferença para a conservação dos nossos e do seu equipamento!