Serras Elétricas para Madeira
Vai trabalhar com madeira? Então provavelmente você vai precisar serrar, certo? Não se assuste, preparamos este texto para te ajudar a entender os diferentes tipos de serra para madeira.
Se você já tem serras estacionarias (fixas) ou está pensando em adquirir uma ferramenta versátil para serrar madeira, qual serra escolher em meio a tantas opções? Primeiro você precisa identificar algumas informações até definir qual será sua escolhida:
Com que tipo de madeira você irá trabalhar?
Que tipo de corte você pretende realizar?
Qual a produtividade esperada?
Serra Tico-Tico
A serra tico-tico é uma ferramenta de ampla mobilidade, na qual são necessários cortes rápidos, em locais de difícil acesso, ou em cortes com curvas.
O movimento da serra tico-tico imita o serrote, comumente chamado de “vai e vem”.
Nesse tipo de ferramenta a velocidade de trabalho é prioritária em relação à precisão.
Clique e adquira a sua: wsequipamentos.com.br/produto/serra-tico-tico-carvex
Serra Oscilante
A serra oscilante, como o próprio nome já diz, utiliza o sistema vibratório no qual a oscilação da lâmina realiza o corte. Ela é adequada para recortes precisos e cortes de incisão conduzidos.
Veja mais: wsequipamentos.com.br/produto/serra-oscilante-vecturo-os-400
Serra de Incisão
A serra de incisão é uns dos modelos mais populares devido a sua precisão, mobilidade e segurança, comumente conhecida apenas como serra circular, ou serra circular de trilho.
Em seu mecanismo, a lâmina fica dentro da carenagem e, ao empurrar, ela desce e realiza a incisão sobre o material. É indicada para diversos trabalhos, como em cortes longos e cortes transversais de chapas grossas e/ou grandes. Quando utilizada com trilho guia, garante cortes rápidos e alinhados.
Conheça nossas peças: wsequipamentos.com.br/produto/serra-de-incisao-ts-55-r
Serra Circular
A serra circular as vezes pode ser confundida pela serra de incisão, porém nesse modelo a lâmina é envolvida por uma proteção que se move para trás ao ser acionada, liberando acesso a lâmina que possui eixo fixo. Por isso, a serra circular é mais indicada para carpintaria, pois são cortes realizados a “mão livre”, sem a madeira estar apoiada.
Veja em nosso site: wsequipamentos.com.br/produto/serra-circular-manual-hk-55
Serra de Bancada
A serra de bancada é indicada principalmente para cortes longitudinais em série. Devido a lâmina virada para cima, movimenta-se a peça a ser cortada, e não a ferramenta propriamente dita. Esse é um dos modelos mais utilizados quando se possui espaço e o trabalho não necessita de mobilidade.
Serra de Meia Esquadria
A serra de meia esquadria, ou apenas serra de esquadria, é um modelo com mais recursos que os anteriormente listados.
Esse tipo de serra normalmente possui braço telescópico para movimentação frente e trás, no qual é possível realizar inclinação para cortes em ângulo e base rotacional para os cortes transversais.
A serra de meia esquadria é ideal para cortes precisos e trabalhos onde deseja enquadrar cantos como em rodapés, para fazer itens como molduras, por exemplo.
Independentemente de sua escolha, é importante priorizar a segurança, usando os EPI’s adequados e não utilizando as ferramentas em locais perigosos ou sem o devido apoio.
Cada ferramenta executa funções diferentes, conforme a demanda, então é importante saber que dependendo do trabalho pode exigir que você tenha duas ou mais ferramentas de corte, e para outros uma única ferramenta pode atender. Por isso a importância de conhecer a sua necessidade e o que cada tipo de serra pode oferecer.
Veja em nosso site: wsequipamentos.com.br/produto/serra-de-esquadria-ks-120