O processo de lixamento
O investimento em uma ferramenta vai muito além do valor pago no produto. Na decisão de compra, o consumidor muitas vezes considera apenas o desembolso daquele momento e ignora os custos de produção. Consumíveis, energia, tempo, descarte, limpeza, desgaste e etc. O lixamento é um dos processos produtivos que podem gerar grande prejuízo quando submetido a essa análise supérflua.
A fabricante alemã Festool, ao longo de 92 anos, desenvolve produtos visando garantir ao processo de lixamento a melhor qualidade, com o menor esforço e, principalmente, menor geração de resíduos. Além de ter adotado o conceito do próprio Sistema – produz a máquina, o consumível, as peças, os acessórios e os complementos para organização do trabalho – a fabricante consegue mensurar uma significativa redução de custo para os clientes. As economias geradas na adoção de um sistema de lixadeira Festool, normalmente são:
Redução na quantidade de passos de lixamento
A lixa Festool é feita de grão cerâmico, com espaço mínimo entre grãos e a tecnologia Multi JetStream (16 furos). Tais características tornam o corte mais potente e uniforme, promovendo maior eficiência em cada contato com a superfície. Dessa forma, menos granulações diferentes de lixas são necessárias para se chegar ao resultado.
Ferramentas adequadas à função
A órbita da lixadeira é diretamente relacionada ao objetivo do lixamento. Quanto maior a órbita, maior o desbaste. O uso de uma ferramenta de desbaste no acabamento de uma peça, por exemplo, pode gerar retrabalho ou comprometer a peça inteira. Portanto, a Festool produz uma mesma ferramenta em versões de órbita diferente e recomenda aquela adequada ao resultado esperado pelo cliente.
Redução no tempo
Com a ferramenta e o abrasivo corretos, a produtividade é, sem dúvida, maior. Porém, há ainda outros dois fatores no sistema de lixadeira Festool que contribuem para redução de tempo:
O aspirador conectado a ferramenta é a regra da marca e, além de dispensar limpeza constante do ambiente e da peça, ele resfria lixa e impede que o grande volume de grão cerâmico empaste, ou seja, o trabalho não exige paradas. E ainda, os recursos de organização do ambiente de trabalho (systainer, workcenter, bancada multifuncional) mantém tudo a mão do operador.
Saúde e Sustentabilidade
A lixadeira Festool e o aspirador apropriado para cada tipo de material, proporcionam 99,99% do pó aspirado no momento em que é produzido. Assim o processo se torna mais favorável à saúde do operador e do ambiente de trabalho.
Redução de energia
As lixadeiras Festool, tanto elétricas quanto pneumáticas, operam com uma alta eficiência de energia, o que gera uma redução muito importante no consumo. Uma lixadeira Festool pneumática, por exemplo, pode ser até 40% energeticamente mais econômica comparada as concorrentes. Além da economia financeira, há maior disponibilidade energética para o restante da empresa.
Isso tudo prova como um processo devidamente acompanhado pode ser diretamente responsável pela lucratividade da empresa. Produzir com menos custo, mais rápido e com excelente qualidade só traz uma certeza: gerar bons resultados!